Galeria

Seminários Temáticos 2020





A primeira edição dos seminários temáticos 2020 do GUETU acontecerá 22 de Maio, discutindo as relações em Antropologia Urbana e Estado. No encontro Thiago Oliveira apresentará resultados de sua tese de doutorado sobre processos estatais e a urbanização de cidades pequenas e médias no Alto Solimões, região de fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia.










O segundo encontro dos seminários temáticos 2020 discute as relações entre corpo e cidade  a partir das pesquisas realizadas pela professora Silvana Nascimento sobre corpo, gênero e cidade no Nordeste e na Amazônia. Durante a sessão também será discutido o artigo "A cidade no Corpo", de sua autoria.
O terceiro encontro dos seminários temáticos 2020 discutiu as relações entre políticas de vida e morte na experiência metropolitana. Na ocasião conversamos com Alexandre Barbosa Pereira, professor da Unifesp, sobre suas experiências de pesquisa sobre pixo e pixadores em São Paulo. Na ocasião discutimos o artigo "Marcas de vida na paisagem de São Paulo".  O debate pode ser acompanhado na íntegra na página do YouTube, aqui.


O quarto encontro dos seminários temáticos 2020 discutiu processos criativos e limites da ideia de profissão no contexto da arte urbana. Na ocasião conversamos com a professora Glória Diógenes, da Universidade Federal do Ceará, sobre suas experiências de pesquisa com a artista portuguesa Tamara Alves. Na ocasião discutimos o artigo "Conexões entre artes da rua, criatividade e profissões".  O debate pode ser acompanhado na íntegra na página do YouTube, aqui.
























Seminários de Projetos de Pesquisa

No primeiro semestre de 2014 o GUETU realizou seminários quinzenais com o objetivo de reunir colabores e debater as pesquisas então em desenvolvimento pelos estudantes e pesquisadores vinculados ao grupo. As atividades aconteceram nos municípios de João Pessoa e Rio Tinto. Nas cinco sessões desenvolvidas foram debatidas diversas temáticas que transpassam e conformam as pesquisas em contextos urbanos: intervenções urbanas, sexualidades e cidades, proximidades com o campo, juventudes e mídias, drogas e mobilidades. Abaixo o material de divulgação de alguns desses momentos.






Parcerias

Ao longo de sua história o GUETU também vem realizando eventos em parcerias com outros eventos e linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFPB bem como de outras linhas e setores no sentido de propor questões e promover debates interdisciplinares. Nas imagens abaixo é possível visualizar algumas dessas atividades desenvolvidas ao longo de 2014

debate sobre etnografia, arte pública e intervenção com participação do antropólogo e artista visual italiano Lorenzo Bordonaro (CRIA-Lisboa/ Coletivo EBANO) realizada em parceria com o Programa de Pós-graduação em Antropologia ad UFPB

Roda de diálogos com a antropóloga Nádia Meinerz (Mandacaru/UFAL) realizada em parceria com o Programa de Pós-graduação em Antropologia  e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura da UFPB com o objetivo de debater as particularidades metodológicas das pesquisas envolvendo sexualidades.

Roda de diálogos com a antropóloga mineira Regina Medeiros (PUC-Minas) realizada em parceria com o Programa de Pós-graduação em Antropologia  e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura da UFPB com o objetivo de debater as particularidades metodológicas das pesquisas no campo de drogas e práticas ilícitas.


Exibição de filme e roda de diálogos realizada com a documentarista estadunidense Zoe Graham (New York University) a partir das questões relativas ao processo de gentrificação e as sociabilidades nos contextos urbanos contemporâneos


Encontros Temáticos

Os encontros temáticos se constituem como reuniões de leitura e discussão com o objetivo de problematizar os elementos teóricos e metodológicos que possibilitam pensar a cidade como campo de investigação antropológica. Além possibilitar um espaço crítico para repensar os elementos clássicos e contemporâneos no campo da 'antropologia urbana' desde Simmel até os estudos sobre lazer e sociabilidade dos anos 1990, os encontros temáticos procuram também fortalecer as linhas de pesquisa através da proposição de questões norteadoras para as atividades desenvolvidas pelos pesquisadores vinculados.




0 Comments

Busca

Tecnologia do Blogger.