segunda-feira, 1 de junho de 2020

Encontro Temático - Corpo e Cidade

A experiência da cidade é uma experiência fundamentalmente corporal. A caminhada, corrida, parada para pedir atenção, degraus, rampas e demais funcionalidades ou elementos que constituem a arquitetura das cidades falam sobre modos de usar o corpo e mesmo sobre quais corpos são aptos ou não a acessar determinados espaços. Esses aspectos da vida urbana fazem parte também de modos de planejar a cidade, e estimulam determinadas formas de produzir corpos aptos ao espaço da cidade. Há assim uma relação de coprodução, em que corpo e cidade constituem-se como eixos de uma relação. corpos são penetráveis por ações estatais, por formas de intervenção e violência, e também por sistemas de organização do espaço que tornam necessário pensar como corpo e cidade se articulam o contexto da reflexão antropológica. 


O segundo Encontro Temático do GUETU abordará as possibilidades de pensar aproximações corpo e cidade a partir do diálogo entre etnografia e corpografia. Na ocasião a professora Silvana Nascimento, vinculada ao Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo, discutirá formas de pensar corpo e cidade a partir de experiências etnográficas brasileiras. Na ocasião também será discutido o artigo "A Cidade no Corpo", publicado em 2016 e de sua autoria.

A reunião será realizada na próxima sexta-feira, 05 de junho, em formato online online, através da plataforma Google Meet, entre as 15h30 e 17h. O link está disponível a partir das 15h e para acessá-lo clique AQUI

Share this


0 Comments

Busca

Tecnologia do Blogger.