quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Conferência: Fronteiras, Migrações e Cosmopolitismo, com Michel Agier

Na próxima quarta-feira, 25 de novembro, será realizado na sala de multimídia do CCHLA da UFPB a conferência "Fronteiras, Migrações e Cosmopolitismo", proferida pelo professor Michel Agier da École des Hautes Études en Scieles Sociales e do CNRS de Paris, França. Na ocasião serão também lançadas as duas traduções de obras do professor: "Encontros Etnográficos: interação, contexto e comparação" (Ed.UFAL, 2015) e "Migrações, Descentramentos e Cosmopolitismo: uma antropologia das fronteiras (EdUfal, 2015).


Michel Agier é antropólogo e etnólogo, pesquisador vinculado ao Centre national de la recherche scientifique (CNRS, França) e à École de Hautes Études en Scieces Sociales, onde também é membro do Centre d'Études africaines. Suas pesquisas concentram-se principalmente em cidades africanas e sulamericanas marcadas pela precariedade, onde se notabilizou pelos trabalhos sobre dinâmicas de mudanças sociais a partir de questões voltada às sociabilidades em bairros marginalizados, até pesquisas mais recentes em campos de refugiado e contextos fronteiriços.


Atualmente, além de diversos artigos publicados em revistas nacionais, Agier tem publicado em português o livro "Antropologia da Cidade: Lugares, Situações e Movimento", lançado em 2011, pela editora  Terceiro Nome. Para conhecer um pouco mais do trabalho do autor, clique aqui para ler uma entrevistas concedida à Revista de Antropologia da USP.


A atividade é uma promoção do Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFPB, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e da Universidade Federal do Alagoas, contando também com apoio da Aliança Francesa. 






Conferência: Migrações, Fronteiras e Cosmopolitismo
Onde: Sala de Multimídia, CCHLA - UFPB (Campus I)
Quando: 25/11
Horário: 14h30
O evento é aberto a todxs xs interessadxs e a entrada é gratuita



Share this


0 Comments

Busca

Tecnologia do Blogger.