segunda-feira, 8 de junho de 2020

Futebol, política e a luta pela democracia

Um debate sobre torcidas de futebol, política e Brasil contemporâneo. É essa a proposta do encontro virtual que vai ser realizado na próxima quinta-feira (11), a partir das 17h, e que vai marcar o primeiro evento transmitido ao vivo pelo canal Guetu UFPB no YouTube (clique aqui para acessar o canal). O Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnografias Urbanas já vinha realizando encontros temáticos pelo Google Meet e aos poucos vem testando novas possibilidades e plataformas on-line.



Intitulado de “Democracia e Organizadas: torcidas, futebol e política no Brasil contemporâneo”, o debate vai ser mediado pelo coordenador do Guetu, Marco Aurélio Paz Tella (UFPB), e vai ter as participações de Flávio de Campos (USP), Luiz Henrique de Toledo (UFSCar) e Phelipe Caldas Pontes Carvalho (UFSCar), todos pesquisadores que se debruçam sobre a temática do esporte e do futebol.

O evento, a propósito, é uma parceria do Guetu com o Laboratório de Estudos das Práticas Lúdicas e Sociabilidade (LELuS), com o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens) e com a Rede de Estudos e Pesquisas sobre Ações e Experiências Juvenis (Reaj).

E foi proposto depois que, nas últimas duas semanas, uma série de coletivos de torcedores de futebol foram às ruas lutar por democracia e exigir respeito às instituições, numa resposta a atos de grupos de extrema direita que vinham pedindo reiteradamente intervenção militar e fechamentos do STF e do Congresso Nacional. 

Essas identidades torcedoras, mais ligadas a movimentos de esquerda, não são algo recente no país, mas sem dúvida alguma assumiram um protagonismo inédito, e justo num momento em que o futebol está paralisado em todo o país por causa da pandemia de coronavírus. O episódio demonstra, portanto, uma ocupação das ruas por parte destas coletividades, que não se resumem à atuação nas arquibancadas.

Share this


0 Comments

Busca

Tecnologia do Blogger.